Comunicação e liderança: aprenda a impulsionar sua equipe

Comunicação e liderança são competências que se complementam. Para qualquer tipo de gestão, elas contribuem para a forma de se relacionar com as pessoas e estimular os resultados desejados. Essas competências, portanto, devem caminhar lado a lado e precisam ser desenvolvidas para que a gestão empresarial seja sempre positiva.
Como líder, você precisa saber se comunicar bem para expressar suas ideias com clareza. Também deve se relacionar bem com todos — pares, colaboradores, parceiros e clientes —, além de inspirá-los.
Veja como a comunicação e liderança podem impulsionar os resultados de sua equipe!
A importância da comunicação na liderança
Dentro do âmbito corporativo, o líder tem a responsabilidade de influenciar pessoas em relação a alguma conduta ou pensamento. Em outras palavras, trata-se de impactar positivamente os demais. Suas ações e opiniões, portanto, têm consequências reais e diretas sobre os demais.
É fantástico poder inspirar um grupo de pessoas! Mas do ponto de vista da gestão, esta é a chave para que esse grupo obtenha sucesso em suas atividades. Quando estão inspirados, pensam de modo coletivo — mais precisamente nos objetivos da organização. No entanto, já pensou sobre como esse processo de inspiração ocorre?
A comunicação é a ferramenta para que você exerça sua liderança. Não há outro modo de influenciar pessoas sem que haja comunicação.
A comunicação não violenta é uma importante habilidade do líder atual
Comunicação e liderança se complementam e melhoram as relações de trabalho
Não podemos confundir líderes com chefes. A postura autoritária, com uma comunicação agressiva, não tem espaço nas relações de trabalho atuais.
Há uma crença de que a força é necessária para exercer autoridade. Contudo, isso acaba distanciando as pessoas e inviabilizando os resultados desejados.
A comunicação não violenta é a habilidade que você, líder atual, precisa desenvolver para impulsionar sua equipe. Essa é uma técnica desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, baseada em criar conexões com as pessoas e entender as necessidades delas.
A abordagem da comunicação não violenta é mais aberta, despida de preconceitos que impedem o fortalecimento de laços. É desafiador, porém possível!
Não confunda a comunicação não violenta com passividade
Para criar um espaço no qual seja possível enxergar tanto as nossas necessidades não atendidas, quanto as do interlocutor, o líder precisa exercitar a empatia.
Essa ferramenta colabora para que nos coloquemos no lugar do outro, gerando compreensão. Mas a prática dessa comunicação não violenta não pode ser confundida com agir passivamente.
Ela não prega a prática do “engolir sapo”, mas saber como expressar os próprios sentimentos e ser honesto consigo e com os demais em relação a isso. No ambiente de trabalho, ela pode ser praticada da seguinte maneira:
Separando fatos de julgamentos
Fato é uma coisa, enquanto julgamento é outra. É importante ouvir todas as pessoas envolvidas em determinada situação e conhecer os diferentes lados de uma mesma história.
Reconhecendo emoções desconfortáveis
O que está incomodando precisa ser identificado, compreendido e, quando necessário, dito. Conviver com uma situação desconfortável pode levá-lo a uma situação de extremo estresse.
Revelando necessidades que não estão sendo atendidas
Sua equipe não tem o dom da adivinhação. Quando os resultados não estiverem de acordo com suas expectativas, deixe isso claro!
Firmando acordos que viabilizem a convivência futura
A comunicação não violenta faz com que as mensagens sejam claras e objetivas, para que ninguém faça uma interpretação equivocada. Desse modo, você estimula uma boa convivência futura.
Como a comunicação e liderança influenciam na relação, na produtividade e na retenção de pessoas
Novos talentos se fidelizam mais facilmente quando encontram boas práticas de comunicação e liderança.
Observe que comunicação e liderança são fundamentais na relação entre as pessoas. Quando isso acontece de maneira positiva, elas permanecem focadas nos resultados da organização.
É dessa maneira que os colaboradores têm um incentivo para serem mais produtivos, pois têm a atenção direcionada para suas atividades — em vez de se preocuparem com problemas e desavenças no ambiente de trabalho.
Sendo assim, juntas, comunicação e liderança contribuem para a retenção de pessoas, pois o ambiente de trabalho estimula o bom relacionamento e a produtividade.
Promova um bom diálogo entre as pessoas. Ele deve estar presente nas reuniões, feedbacks e em outros momentos que permitem reconhecer conquistas e realinhar expectativas.
Delegue de forma clara para evidenciar o objetivo da tarefa, quem são os responsáveis, o prazo, o processo e todos os detalhes que viabilizam a realização.
Encontre novos meios para propagar suas mensagens e estimular a comunicação não violenta. Crie canais, de acordo com as características e necessidades de sua equipe, para usá-los a favor da gestão e da produtividade.
Por último, mas não menos importante, a comunicação deve ser feita com objetividade, concisão e clareza. Defina o foco do que será relevante para sua equipe e evite ser técnico ou genérico demais.
Quando estão juntas, comunicação e liderança têm o poder de inspirar pessoas e fazer com que elas alcancem os resultados desejados. Tudo isso ocorre ao mesmo tempo que são fortalecidas as relações e incentivada a produtividade e retenção de talentos.
Complemente o conhecimento compartilhado neste artigo com outro cuja leitura é sugerida. Saiba como e por que manter sua equipe engajada.