Recrutamento de pessoas: veja como modernizar a admissão

Um efetivo recrutamento de pessoas é essencial para abastecer o processo de seleção com profissionais alinhados aos objetivos e propósitos organizacionais, além de qualificados para cada vaga.
A escolha da pessoa certa para ocupar um cargo disponível é fundamental, pois, dentro de qualquer empresa, são os colaboradores que fazem a diferença. Por isso, esse processo requer atenção e constante modernização.
Continue a leitura e veja como atualizar o recrutamento de pessoas, a seleção de candidatos e o processo de onboarding da sua empresa.
A transformação digital e o recrutamento de pessoas
Não é novidade para mais ninguém que a área de Recursos Humanos tem vivenciado profundas transformações em seus processos. A transformação digital, ou quarta revolução industrial, é a responsável por isso.
Essa transformação é caracterizada pelo processo de integração da tecnologia digital a todos os aspectos das empresas, exigindo mudanças que se estendem à cultura, operação e entrega de valor.
A modernização já mudou algumas práticas no processo de recrutamento de pessoas. Por exemplo, a leitura de dezenas de currículos impressos e a forma de atrair candidatos. As vagas, publicadas em jornais ou fixadas em cartazes na entrada da companhia, foram substituídas por redes sociais, recrutamento ativo e até employer branding.
Tendências de recrutamento e seleção para a próxima década
Para acompanhar as mudanças sociais o recrutamento de pessoas deve sempre se modernizar.
Para gestores e analistas de RH, a última década foi marcada pela chegada e utilização de ferramentas com potencial para revolucionar a maneira de se trabalhar. Assim, muitas opções surgiram, dividindo os profissionais entre os que estão dispostos a aderir às novidades e aqueles que preferem manter os procedimentos tradicionais.
O fato é que o surgimento dessas ferramentas, que modernizam os processos de recrutamento e seleção de pessoas, não foi à toa. Trata-se de uma resposta à sociedade, que está mais bem informada e exige agilidade das empresas.
Essa demanda aumentou o nível de competitividade entre as organizações, o que se refletiu também nos processos de RH. Portanto, a empresa que deseja se manter ágil, conectada e competitiva, deve se preocupar em modernizar seus processos.
Especificamente, falando de recrutamento de pessoas e seleção de candidatos, listamos algumas tendências para você acompanhar:
Avaliação de competências interpessoais
O currículo, sozinho, já não será capaz de garantir a vaga para um candidato. As habilidades interpessoais, ou soft skills, passaram a ser vistas como diferencial competitivo nas empresas.
O modo como cada profissional lida com diferentes situações é observado e avaliado, pois pode prever seu sucesso ou fracasso em determinado cargo. Dessa maneira, como a organização é feita por pessoas, todas devem conviver em harmonia.
Compatibilidade com a cultura, a missão, a visão e os valores da companhia
O processo de recrutamento de pessoas deve priorizar aqueles que se identificam com os valores da organização.
Outra tendência para o recrutamento de pessoas é identificação de candidatos compatíveis com a cultura, a missão, a visão e os valores da empresa. Quando são aderentes a eles, tendem a ser mais produtivos e satisfeitos no trabalho.
O “vestir a camisa da empresa” ganhou um novo sentido, pois passou a ser visto antes mesmo da admissão. Por isso, gestores e analistas de RH devem ter ferramentas que ajudem a identificar os potenciais candidatos.
Recrutamento de pessoas on-line
Essa já é uma realidade para muitas companhias, contudo se tornará ainda mais presente e eficaz. Itens como inteligência artificial, big data, computação cognitiva, robótica e realidade aumentada tendem a melhorar esse processo.
Desse modo, o recrutamento será mais veloz, terá alcance maior e aumentará a produtividade da equipe de Recursos Humanos.
Uso de ferramentas que fazem recrutamento e seleção inteligente de pessoas
Existem softwares que já contribuem para a seleção inteligente de pessoas, separando currículos, fornecendo testes, avaliando resultados, analisando o tom de voz e outros aspectos.
Estas soluções automatizadas,aumentam a velocidade e a eficácia das contratações. Isso porque, agilizam a contratação e entrega de documentos exigidos, ou seja, evitam que os novos colaboradores precisem realizar diversas viagens para resolução das burocracias.
Outro aspecto que merece destaque é a redução da parcialidade humana no recrutamento e seleção de pessoas — o que contribui para a diversidade nas empresas.
A modernização precisa ir além e chegar no onboarding
Ferramentas digitais auxiliam na organização e facilitação de recrutamento de pessoas.
Não basta modernizar o recrutamento de pessoas e a seleção de candidatos, pois os recém-contratados devem enfrentar outro processo que o RH conhece bem: o onboarding, ou integração.
O processo de onboarding contribui para integrá-los à cultura e processos, fazendo com que aprendam as atitudes, as habilidades, os comportamentos e os conhecimentos necessários para que alcancem a expectativa da organização e entreguem bons resultados.
Ações devem ser criadas para que o onboarding ensine o básico dos processos, normas legais, políticas e regulamentos, assegure que os recém-ingressados estão com as expectativas alinhadas, explique normas organizacionais formais e informais, além de clarificar como devem ser as relações interpessoais no dia a dia.
Ferramentas digitais também podem ser utilizadas para modernizar o onboarding, agilizando e desburocratizando esse processo de admissão, melhorando a experiência dos novos colaboradores e gerenciando as ações a partir de indicadores pré-definidos.
Por isso nós da 2easy recomendamos o uso de nossa ferramenta, construída com parceiros, especialista na criação e desenvolvimento de soluções que entregam eficiência aos seus processos, tornando a gestão verdadeiramente efetiva e estratégica.
Quando sua empresa utiliza a tecnologia como uma verdadeira aliada, alcança resultados positivos no recrutamento de pessoas, na seleção de candidatos e no onboarding de recém-contratados; refletindo nos níveis de produtividade, satisfação, motivação e potencial da companhia.