Trabalho com jovens: prepare sua empresa para a nova geração

Sua empresa está preparada para o trabalho com jovens?
A inserção dessa força de trabalho no mercado é um dos grandes desafios da política de emprego atual, pois a juventude brasileira é caracterizada por heterogeneidade e desigualdades.
Existem jovens diversos, imersos em distintos cenários.
Mulheres, pessoas negras, LGBTQ+, pessoas de baixa renda ou que moram em determinadas zonas rurais são os que mais sofrem com severa exclusão social. Falta o preparo correto e a oportunidade de um emprego de qualidade.
Quando fazem parte do mercado de trabalho, os jovens ampliam redes e têm a chance de criar ou reformular projetos na atual ou futura formação. E sua empresa pode contribuir para esse cenário.
Veja como preparar sua corporação para o trabalho com jovens, abrindo espaço para novos profissionais e talentos potenciais!
A importância dos jovens no mercado de trabalho
Empresas são rigorosas e requerem múltiplas habilidades e técnicas de seus colaboradores.
Não há nada de errado com isso, mas a maioria dos jovens não é preparada para essa realidade.
Como os jovens não têm experiência, são como diamantes brutos que precisam ser lapidados.
Do ponto de vista estratégico, trata-se de uma oportunidade sem igual para que sua empresa prepare essas pessoas.
O profissional que vem de outras empresas, por exemplo, traz uma bagagem maior de pensamentos, posturas e atitudes que os jovens ainda não possuem. Logo, torna-se possível moldá-lo da maneira que a organização precisa.
Neles, podem ser incutidos os valores nos quais a empresa acredita, além de prepará-los para o mercado — que exige mais capacitação e está altamente competitivo.
Desse modo, as empresas brasileiras têm como crescer e enfrentar as internacionais.
Destacamos ainda que esses jovens que ingressam no mercado de trabalho serão capazes de desempenhar atividades com maior nível de exigência e terão mais disciplina e senso de responsabilidade. O trabalho com jovens, portanto, é estratégico!
Organizações empresariais são peças importantes para o funcionamento da economia e devem retornar parte de seus ganhos para a sociedade — criando negócios e movimentando o mercado.
Ter esse público entre seu quadro de profissionais é benéfico para todos — empresa, jovens e sociedade.
Sua corporação cumpre parte da responsabilidade social e contribui com o desenvolvimento da economia.
De que maneiras eles mudam as empresas

Toda geração tem as próprias características e necessidades. Isso significa que a chegada de novos jovens promove mudanças no mercado de trabalho e dentro de cada empresa.
A Geração Z é a mais recente. Composta por pessoas nascidas entre 1990 e 2010, tem como suas principais características o pragmatismo, a indefinição, o diálogo, a participação em diversos grupos e o uso excessivo da tecnologia.
Note que essa é a base do futuro profissional, portanto, alguns ajustes podem ser feitos para que todos ganhem — principalmente essa geração que assumirá o mercado em poucas décadas. Somente em 2019, ela representa 32% da população mundial.
Estamos falando de uma parcela considerável da população que busca um emprego do qual gostem e deseja equilibrar vida pessoal e profissional. E como possuem uma relação muito estreita e intensa com a tecnologia, apreciam a criatividade.
Outro ponto que merece destaque é a maneira como os jovens lidam com a diversidade — étnica, racial, cultural e de gênero.
Respeitar e valorizar as diferenças é um tema importante e ir contra significa quebrar a conexão com esse público.
O trabalho com jovens dessa geração é desafiador e sua empresa precisa trabalhar o conceito de marca empregadora.
É preciso chamar atenção desses próximos profissionais do mercado para que eles queiram participar do seu time!
Como promover o trabalho com jovens

A Lei da Aprendizagem instituiu o Jovem Aprendiz, projeto federal que estimula o trabalho com jovens — gerando mão de obra qualificada e preparada para desempenhar atividades específicas.
Os participantes deste programa fazem um curso de qualificação técnica em alguma instituição credenciada pelo Governo Federal. Eles colocam em prática o conhecimento nas empresas cadastradas no Jovem Aprendiz.
Contratados como jovens aprendizes, eles recebem salário e trabalham em horários que não atrapalham os estudos.
Para sua empresa, trata-se de um custo baixíssimo para ter mão de obra, mesmo com a necessidade qualificá-la. As empresas que promovem o trabalho com jovens por meio desse programa recebem vantagens e incentivos fiscais.
Confira:
- Pagamento de 2% de FGTS;
- Dispensa de aviso prévio remunerado;
- Isenção de pagamento da multa rescisória;
- Sem aumento na contribuição previdenciária no caso das empresas do Simples.
Durante o período de aprendizado técnico-profissional em entidades sem fins lucrativos, que fica a cargo da empresa empregadora, deve haver o preparo do ambiente interno para receber os jovens.
Os demais profissionais devem ser conscientizados sobre a importância do trabalho com jovens e como cada indivíduo pode e deve contribuir com a melhor aprendizagem.
Lembre-se de que o trabalho com jovens é uma maneira de preparar bem os futuros profissionais do mercado e contribuir com nossa economia e sociedade.
Abrace essa nova geração para que possam crescer juntos!
E para complementar sua leitura, recomendamos outro artigo sobre a importância da diversidade e da inclusão nas empresas.